+ Cênicas
Todos
- Todos
- AÇÕES FORMATIVAS
- CRÍTICA
- MEMÓRIA MIRADA
- NOTAS DA REDAÇÃO
- OPINIÃO
A estudante de Produção Audiovisual, Juliana dos Santos Zacarias, 18 anos, esteve no Mirada, durante a performance "Devorar conchas e clérigos", realizada pela Companhia Antropofágica. No trabalho, o grupo de teatro, criado em 2002, propõe uma oscilação entre tempos, mídias, o real e o ima...
NOTAS DA REDAÇÃO
Ler maisL
Reflexões e expansões a partir do espetáculo Bola de Fogo
por Soraya Martins*
A primeira vez que comi o acarajé do Osório foi no FIAC-Festival de Artes Cênicas da Bahia em 2018. Naquela ocasião, fui já bola de fogo e me emaranhei no tempo espiralar junto com ele, seu pai, as baianas ...
CRÍTICA
Ler maisL
L
Por Sergio Blanco
Primeiramente, fico encantado por participar de um Festival chamado Mirada. Porque a palavra coloca as artes cênicas em sua essência, que é mirar. Às vezes, esquecemos que nós somos essencialmente uma arte da mirada.
Vem da palavra 'teatro', que quer dizer "teatrón", ...
OPINIÃO
Ler maisL
Por Cláudio Eduardo
Já tinha dado por encerrado o dia de trabalho. Estava à espera da van que me levaria ao hotel, quando dou conta que elas aguardavam ali pela mesma razão. Há pouco, estavam duas mesas à frente enquanto jantávamos. Novamente, pude assisti-las feito público. Foram ...
OPINIÃO
Ler maisL
O Teatro emociona, assim como o depoimento de quem se sentiu transformado por ele. É o caso de José Luiz Sampaio da Luz, 68 anos, mecânico industrial aposentado e morador do Guarujá, que assistiu a "Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos", da Companhia de Teatro Heli...
NOTAS DA REDAÇÃO
Ler maisL
L
L
L
Crítica de Hamlet, de Chela de Ferrari
Por Daniele Avila Small
Uma pessoa que frequenta teatro regularmente pode pensar que já conhece Hamlet. Uma pessoa que frequenta teatro regularmente há décadas pode dizer que já viu muitos Hamlets. Essa pessoa também pode pensar que tudo já f...
CRÍTICA
Ler maisL
L
por amilton de azevedo
Grupo de Teatro La Trinchera faz da linha de seu Equador ponto de convergências e divergências em "Quimera", apontando a arte como caminho para alteridades radicais.
Uma linha imaginária, mas de efeitos profundos na realidade contornada, separa dois soldados de lado...
CRÍTICA
Ler maisL
L
por amilton de azevedo
Em "Estreito/Estrecho", portugueses e chilenos provocam reflexões sobre o presente enquanto irmanam-se em uma autocrítica sarcástica dos passados longínquos e recentes de seus países.
Magalhães/Magallanes. A narrativa do navegador português que, em 1520, foi...
CRÍTICA
Ler maisL
Na porta do Teatro Rosinha Mastrângelo, à espera do terceiro sinal, conversamos com o santista e estudante de medicina, Ramon Ferreira, 24 anos, que veio da sua atual cidade, Maringá, no Paraná, exclusivamente para o Mirada.Criado em um ambiente com incentivo à arte e à criatividade, seu...
NOTAS DA REDAÇÃO
Ler maisL
por amilton de azevedo*
Em "Viagem a Portugal, última paragem ou o que nós andámos para aqui chegar", o Teatro do Vestido faz dos usos do passado impulso para compreender a memória como desejo de futuro.
Quando o Teatro do Vestido trouxe para a edição de 2018 do Mirada Um museu vivo de...
CRÍTICA
Ler maisL
A estrutura de andaimes é composta de 22 quadrados, ou 22 celas, algumas gradeadas, muradas como becos, outras abertas a escapes e fugas. Um organismo que se ergue sem limites ou funções, sem órgãos, onde não podemos determinar entradas e saídas, mas somente o movimento para todos ...
OPINIÃO
Ler maisL
"O processo decolonial é a gente contar a nossa história não só a partir da perspectiva da dor, do colonizador, como se a nossa história não começasse antes, em África e mesmo no período da escravidão, como se não estivéssemos pensando uma série de saídas emancipatórias".
Um ...
NOTAS DA REDAÇÃO
Ler maisL
Além das apresentações que ocupam a cidade de Santos entre os dias 9 e 18 de setembro, o Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas segue o rumo da capital e chega a São Paulo com dez espetáculos internacionais, que serão recebidos em algumas unidades do Sesc.
Então, se você mora ...
NOTAS DA REDAÇÃO
Ler maisL
América Latina, Portugal e Espanha desembarcam novamente em Santos!
Entre 9 e 18 de setembro, o Mirada volta às ruas, prédios históricos e palcos da cidade, em uma profusão de vozes que revelam a produção contemporânea das artes cênicas ibero-americanas.
A sexta edição do Fest...
NOTAS DA REDAÇÃO
Ler maisL
O Mirada volta às ruas, prédios históricos e palcos da cidade, em uma profusão de vozes que revelam a produção contemporânea das artes cênicas ibero-americanas.
36 montagens, 13 países e dezenas de apresentações te esperam na Baixada!
Nesta sexta edição, o festival acontece ...
NOTAS DA REDAÇÃO
Ler maisL
Como fio condutor do Mirada, o encontro chega nas redes digitais com a mesma potência dos palcos. Acompanhe tudo sobre o Festival aqui no +Cênicas.
O +Cênicas apresenta uma multiplicidade de olhares e sensações, em textos, vídeos, fotos, entrevistas, conversas e bate-papos entre artis...
NOTAS DA REDAÇÃO
Ler maisL
“Vocês podem fazer os bons atores representarem hoje num celeiro ou num teatro e amanhã num botequim”, disse o diretor e produtor austríaco Max Reinhardt (1873-1943).
Para muito além do palco italiano, o teatro contemporâneo transborda para as ruas, praças, salas de estar e para...
NOTAS DA REDAÇÃO
Ler maisL
São mais de 75 artistas e pesquisadores em atividades ao longo dos 10 dias de festival. Na conferência de abertura, a filósofa Djamila Ribeiro aborda o tema decolonialidade e pós-colonialismo.
A sexta edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, acontece de 9 a...
AÇÕES FORMATIVAS
Ler maisL
“Como posso enriquecer minha expressão estética? É no contato com os homens. Não estamos mais do que preparados para este encontro? Cultura é isso, é ressignificar as relações humanas. É o mano a mano, o contato, a solidariedade, a troca de dados, o ombro a ombro, espetáculo po...
MEMÓRIA MIRADA
Ler mais