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Brasa

Tiago Cadete/Co-pacabana

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Dança

Portugal

16 anos

90'

R$30 inteira

R$15 meia entrada

R$10 credencial plena

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Nos últimos anos, novos grupos migratórios escolheram Portugal ou Brasil para estudar, ir em busca de novas oportunidades de trabalho ou simplesmente para sair do seu país de origem por motivos políticos. Mas quem são esses novos migrantes brasileiros e portugueses? Que desejos carregam?

Artista performativo e visual, o português Tiago Cadete experimentou, ele mesmo, a condição de transitar entre Lisboa e Rio de Janeiro nos últimos oito anos, em função de estudos de pós-graduação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ).

Em “Brasa”, ele se alia a cocriadores migrantes em mão dupla: pessoas brasileiras que foram para Portugal e portuguesas que migraram para o Brasil. Apesar das origens e distintas percepções, ele entende que existem mais coisas que as unem do que as afastam. O trabalho assume múltiplas perspectivas. E nunca perde de vista os processos históricos. Da “Carta do Achamento do Brasil”, pelo fidalgo Pero Vaz Caminha, à experiência íntima, atuantes surgem às voltas com fantasmas de formação familiar ou vindos da arrepiante xenofobia ou ainda de guinadas antidemocráticas, passando por questões de gênero, raça e sexualidade.

O espaço cenográfico é dividido em dois. Cada campo traz uma tela com a imagem de uma floresta em chamas, paisagem que também permite uma leitura abstrata – um dos painéis é como a chapa radiográfica do outro. Territorialidades interpenetráveis, ao sabor da movimentação de quem ocupa a cena.

Nesses entrelugares, um ambiente afeito à instalação, ardem sentimentos e pensamentos críticos. Referências à língua, ao futebol ou a uma rua chamada Desterro são algumas das subjetividades candentes.

Cadete explica que a palavra Brasil tem origem na grande quantidade de árvores de pau-brasil existentes na região do litoral brasileiro. Brasil deriva de brasa, pois esta árvore possui uma seiva avermelhada, cor de brasa. Durante anos essas árvores foram extraídas e vendidas para o continente europeu. “Podemos dizer que foi um dos objetos que mais cruzou o Atlântico.”

Quem é
Tiago Cadete (1988) vive entre Portugal e Brasil, situando-se na fronteira entre as artes performativas e visuais. É diretor artístico da estrutura Co-pacabana. Doutorando em artes visuais pela EBA/UFRJ, onde é mestre pela mesma instituição. Foi bolsista da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA) na pós-graduação em Sistema Laban/Bartenieff, na Faculdade de Dança Angel Vianna. Entre as obras recentes, estão “Cicerone” e “Atlântico”, ambas de 2020, “Brasa” (2021) – desdobrada em documentário codirigido por Afonso Sousa – e “Cortejo” (2022), com Solange Freitas.

 

Ficha técnica
Criação e espaço Tiago Cadete
Cocriação Gaya de Medeiros, Julia Salem, Keli Freitas, Magnum Soares e Tiago Cadete
Com Dori Nigro, Julia Salem, Keli Freitas, Leonor Cabral, Tiago Cadete e Tita Maravilha
Participação em vídeo Ana Lobato, Dori Nigro, Gaya de Medeiros, Gustavo Ciríaco, Isabél Zuaa, Magnum Soares, Raquel André e Keli Freitas
Assistente de criação Leonor Cabral
Figurino Carlota Lagido
Assistente de figurino Sandra Guerreiro
Luz Rui Monteiro
Câmara Afonso Sousa
Edição de tela António MV
Diretor técnico Élio Antunes
Produção executiva em Portugal Cláudia Teixeira
Produção executiva no Brasil Bomba Criativa – coordenação Julia Baker
Gestão financeira e administração estreia Vítor Alves Brotas
Assessoria de imprensa em Portugal Mafalda Simões
Fotografia de divulgação Afonso Sousa e Tiago Cadete
Fotografia de cena João Tuna e Bruno Simão
Documentário Afonso Sousa e Tiago Cadete
Produção Co-pacabana
Residências artísticas Fábrica das Ideias, Gafanha da Nazaré (23 Milhas), Espaço do Tempo, Teatro da Malaposta e Teatro da Voz
Coprodução BoCA – Biennial of Contemporary Arts
Projeto financiado por República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes
Parceiro institucional República Portuguesa – Ministério da Cultura

“Brasa” é comissionado pela BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas 2021