LEITURA DE AIMÉ CÉSAIRE, TEXTOS ESCOLHIDOS: “A TRAGÉDIA DO REI CHRISTOPHE, DISCURSO SOBRE COLONIALISMO, DISCURSO SOBRE NEGRITUDE”
Jaqueline Lima Santos e José Fernando Peixoto. Mediação: Isabel Diegues.
Livros e Publicações
Livre
120'
Entrada gratuita
11 set ∙ Domingo ∙ 16h00
Sesc SantosDentre as três criações do poeta, dramaturgo e ensaísta martinicano Aimé Césaire (1913-2008) presentes no livro póstumo recém-publicado pela Coleção Encruzilhada, da Editora Cobogó, a peça “A Tragédia do Rei Christophe” discorre sobre a realidade histórica do Haiti no início do século XIX e analisa as noções de dominação colonial, nação pós-colonial, liderança e identidade através da situação daquele país ao cabo da colonização francesa. Após a leitura, artistas participantes, a antropóloga Jaqueline Lima Santos e o diretor da coleção, José Fernando Peixoto de Azevedo, dialogam a partir da obra.
Mediação: Isabel Diegues
JAQUELINE LIMA SANTOS (BRA)
doutora em antropologia social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Harvard Alumni Fellow (EUA). Atua como professora, pesquisadora e consultora nas áreas de equidade, raça, gênero, diversidade, educação, infância e juventude, história e cultura afro-brasileira e africana e PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Coordena a linha de pesquisa Hip-Hop em Trânsito do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI Unicamp).
JOSÉ FERNANDO PEIXOTO DE AZEVEDO (BRA)
doutor em filosofia pela USP, professor na Escola de Arte Dramática e no programa de pós-graduação em artes cênicas da ECA-USP. Publicou “Eu, um Crioulo”, pela n-1 edições. Coordena a coleção Encruzilhada, da Editora Cobogó. Fundou em 1997 o Teatro de Narradores; escreveu e dirigiu trabalhos com o grupo Os Crespos. Seus recentes trabalhos são “Um Inimigo do Povo”, “As Mãos Sujas”, “Navalha na Carne Negra” e “Trauminhalt.Manifest”.
ISABEL DIEGUES (BRA)
diretora editorial da Cobogó, no Rio de Janeiro. Formada em letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), atuou como roteirista, produtora e diretora de cinema. Autora e organizadora de mais de dez livros, coordenadora da Coleção Dramaturgia e idealizadora das coleções Cabeças da Periferia e Encruzilhada, na casa que edita.