COMO ESTAR JUNTOS?
ALEXIS MORENO, GONÇALO AMORIM, GUSTAVO TARRÍO E ORLANDO AROCHA. MEDIAÇÃO: ELIANA MONTEIRO.
Conversas
Livre
90'
Entrada gratuita
info
Tradução simultânea: Português / Español
Após a pandemia de Covid-19, o mundo repensa as formas de estarmos juntos e as possibilidades de parcerias (virtuais ou presenciais). Manter ajuntamentos e coletivos de artistas ao longo do tempo não tem sido tarefa fácil. Como é possível pensar em parcerias? Como superar as distâncias e a falta de incentivos? Como se preservar no tempo?
ALEXIS MORENO (CHI)
ator, dramaturgo, roteirista, diretor e acadêmico teatral. Junto ao seu grupo artístico, Compañía Teatro La María, desenvolve 22 anos de carreira e soma ao menos 24 montagens de obras no Chile e no exterior, sendo considerado uma das principais vozes da cena contemporânea em seu país.
GONÇALO AMORIM (POR)
diretor artístico do Teatro Experimental do Porto, desde 2013, e do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, desde 2014. Cursou antropologia pela Universidade Nova de Lisboa e licenciatura pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 2007, recebeu o Prémio da Crítica (APCT) pela encenação de “Foder e Ir às Compras”, de Mark Ravenhill, e, em 2012, menção especial da mesma associação portuguesa pelo trabalho como encenador no ano anterior.
GUSTAVO TARRÍO (ARG)
possui longa trajetória dedicada à escrita e encenação de espetáculos e performances em que combina dança, teatro musical e múltiplas intersecções. Professor de direção na Universidad de las Artes (UNA), concebeu obras como “Afuera”, “Todo Piola”, “La Guiada”, “Familia No Tipo y la Nube Maligna”.
ORLANDO AROCHA (VEN)
diretor associado da companhia La Caja de Fósforos e cofundador do Teatro del Contrajuego, ambos em Caracas. Licenciado em etnologia e pós-graduado em teatro pela Universidade Sorbonne Nouvelle, de Paris. Encenou peças no Brasil, França, Portugal e Espanha. Dirigiu a instituição Ateneo de Caracas e o Festival Internacional de Caracas.
ELIANA MONTEIRO (BRA)
diretora no grupo Teatro da Vertigem, desde 1998. Mestranda em artes cênicas pela Universidade de São Paulo. Encenadora e orientadora artístico-pedagógica de escolas e grupos de teatro. Dirigiu o espetáculo “Enquanto Ela Dormia”, produção do Sesi São Paulo.