Crianças
Espanha
Livre
35'
17 set ∙ Sábado ∙ 11h00
Sesc Santos (Auditório)17 set ∙ Sábado ∙ 17h00
Sesc Santos (Auditório)18 set ∙ Domingo ∙ 17h00
Sesc Santos (Auditório)info
Recomendado para crianças a partir de 2 anos
O despojamento e a inventividade que saltam desta experiência voltada para crianças, mas não só, dá notícias do campo expandido do circo e da dança contemporâneos. O espaço do picadeiro, território da diversidade por excelência, aqui é reconfigurado com o elogio do vazio a ser preenchido. E não apenas fisicamente, mas por meio do imaginário da audiência.
Delimitada no chão por uma fita luminosa, essa arena é habitada principalmente por Quim Girón, artista da companhia catalã Animal Religion, empenhado na interpretação e no movimento como recursos para um interagir sutilmente com a plateia mirim sentada no solo da sala multiúso.
Em dez quadros ou cenas, sua evolução lembra recursos da pantomima, a arte de representar emoções, atos e várias situações humanas somente por meio dos movimentos do corpo, dos gestos e dos passos. Também é possível identificar nuances de teatro físico ao construir formas por meio da jornada coletiva, invariavelmente sem falas.
Ao mesmo tempo em que pernas para o ar despertam ludicidade – o “plantar bananeira” –, o intérprete passa por diferentes posições e estados ao longo da sessão, o que, no conjunto, dá margem para o ato coreográfico. Tanto a habilidade não verbal como a corporeidade são aliadas à música, à luz e aos respectivos espaços sonoro e luminoso – com o trabalho de Joan Cot Ros e Joana Serra, respectivamente –, alicerces de uma obra que adota a via da sensorialidade para enredar o público.
Não se conta uma história, convida-se a soltar as asas, desconfigurando o olhar e o pensamento dominados por telas na vida hiperconectada. A liberdade é de outra monta, inclusive para pais e responsáveis que se permitam valorizar a presença para fruir o encontro.
Assim como o título, “…i les idees volen”, o imaginário também é estimulado a ir ao longe para explorar outras palpitações.
Surgem maneiras de jogar potencialmente correspondidas. Um microfone na ponta de uma haste, a lembrar vara de pesca, registra as interjeições na roda, depois sampleadas na trilha sonora operada ao vivo. As estrelas de Girón em saltos de lá para cá, de cá para lá, feito o movimento de capoeira ou de ginástica que alterna pés e mãos no apoio sobre o solo. E as batidas de palmas e pés casadas às alterações de cores de luz no ambiente.
Quem são
Animal Religion é uma companhia interessada na investigação do circo contemporâneo e na interdisciplinaridade. Foi fundada por Quim Giron (1985), em 2012. Nessa década, foram realizados oito espetáculos em distintos formatos. A trupe colaborou com trabalhos de mais de 30 artistas da Europa e da América.
Ficha técnica
Autoria Quim Girón, Joana Serra e Joan Cot
Música e espaço sonoro Joan Cot Ros
Design e espaço de iluminação Joana Serra
Interpretação e movimento Quim Girón
Produção administrativa El Climamola
Produção em turnê Jaume Nieto
Produção no Brasil Adryela Rodrigues – Sendero Cultural
Coproduzido por elPetit/laSala e Mercat de Les Flors
Com o apoio do Departament de Cultura – Generalitat de Catalunya
Espetáculo recomendado Cuaderno de Espectáculos de Danza Recomendados de La Red 2020
Selecionado no Circuito Danza a Escena 2021