Voltar

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

COM DJAMILA RIBEIRO

adicionar no Google Agenda

Conferência | Roda de conversa

Livre

120'

Entrada gratuita

info

Entrada gratuita (distribuição de ingressos na bilheteria do Sesc com 1h de antecedência).

Tradução simultânea Português / Español

Como evidenciado em sua programação artística e pedagógica, esta edição do MIRADA tem um caráter crítico e político, necessidade que o momento histórico nos impõe. Assim, a conferência de abertura das atividades formativas e reflexivas será realizada por um dos mais profícuos e ativos nomes das ciências humanas no mundo contemporâneo, de modo que os múltiplos temas abordados, a partir da decolonialidade, possam ser pensados de forma ampla e profunda.

DJAMILA RIBEIRO

é mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. É coordenadora do Selo Sueli Carneiro e da Coleção Feminismos Plurais. É autora dos livros “Lugar de Fala”, do Selo Sueli Carneiro/Pólen Livros, “Quem tem medo do Feminismo Negro?” e “Pequeno manual antirracista, “Cartas para Minha Avó”, pela Companhia das Letras. É também colunista do jornal Folha de S. Paulo e da revista ELLE Brasil, esteve secretária adjunta de Direitos Humanos de São Paulo em 2016. Em 2020, Djamila fundou a plataforma de educação antirracista e feministas, a Feminismos Plurais.

Ela foi laureada pelo Prêmio Prince Claus de 2019, concedido pelo Reino dos Países Baixos e considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo e, em 2021, foi a primeira brasileira a receber o BET International Global Good Award 2021,  conferido a figuras públicas que defendem iniciativas de mudanças sociais.