A RECRIAÇÃO/REINVENÇÃO DE CONTEXTOS SOCIAIS NA ARTE
COM MARTHA KISS PERRONE, ROGÉRIO TARIFA E TIAGO CADETE. MEDIAÇÃO: ANTÔNIO ARAÚJO.
Conversas
Livre
90'
Entrada gratuita
info
Tradução simultânea: Português / Español
Na contemporaneidade, é inegável que práticas artísticas têm influenciado os contextos sociais, e vice-versa. Algumas experiências-limite podem, inclusive, interferir em estruturas sedimentadas de setores da sociedade. Como os contextos sociais se transformam em elementos artísticos e como ultrapassar o sentido primeiro de denúncia? Como reinventar as práticas sociais e transmutá-las em arte?
MARTHA KISS PERRONE (BRA)
diretora, atriz e dramaturga. Dirigiu os espetáculos “Rózà” (Prêmio Shell SP de melhor iluminação), “Revolta Lilith” e “Quando Quebra Queima” (premiada por melhor direção pelo britânico The Stage Debut Awards). Na França, acompanhou a montagem de “Os Náufragos do Louca Esperança”, do grupo Théâtre du Soleil. Integrou o projeto cênico Brasil-Alemanha “Haut aus Gold” (“Pele de Ouro”), no Maxim Gorki Theater, sob direção de Tilmann Köhler, iniciativa do Goethe Institut.
ROGÉRIO TARIFA (BRA)
diretor, ator, dramaturgo, cenógrafo e diretor de arte formado pela Escola de Arte Dramática, a EAD, na USP. Membro da Cia São Jorge de Variedades e colaborador em núcleos artísticos como Teatro União e Olho Vivo, Cia. do Tijolo, Grupo Teatro do Osso e Cia Mungunzá de Teatro – com esta dirigiu “anonimATO”, em 2022, ato-espetáculo-musical de rua.
TIAGO CADETE (POR)
doutorando em artes visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, onde é mestre pela mesma instituição. É pós-graduado no Sistema Laban/Bartenieff e licenciado em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Portugal. Entre as obras recentes, estão “Cicerone” e “Atlântico”, ambas de 2020, “Brasa” (2021) – desdobrada em documentário codirigido por Afonso Sousa – e “Cortejo” (2022), com Solange Freitas.
ANTÔNIO ARAÚJO (BRA)
diretor teatral, professor, curador e pesquisador. Leciona no departamento de artes cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, desde 1998. Diretor artístico do grupo Teatro da Vertigem, fundado em 1991. Idealizador da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, a MITsp, cuja primeira edição aconteceu em 2014.