Voltar

AÇÕES DEMOCRÁTICAS DENTRO E FORA DE CENA

LÁZARO GABINO RODRÍGUEZ, ANDRÉ AMÁLIO E JOSÉ FERNANDO PEIXOTO DE AZEVEDO. MEDIAÇÃO: FRANCIS WILKER.

adicionar no Google Agenda

Conversas

Livre

90'

Entrada gratuita

info

Tradução simultânea: Português / Español

O sistema de governo está no centro das discussões. Os ataques frequentes às instituições de poder e a ascensão da extrema direita no mundo têm colocado as práticas democráticas em xeque. Como reforçar as ações sociopolíticas no exercício da arte, dentro e fora de cena? Como ser democrático diante de tanta volatilidade e inseguranças?

LÁZARO GABINO RODRÍGUEZ (MEX)

mestre em teatro pela Universidade das Artes de Amsterdã. Pesquisa em torno da ficção da memória pessoal. Seus projetos tomam a forma final como peças de teatro, textos, filmes e produções radiofônicas. Desde 2003, integra o coletivo Lagartijas Tiradas al Sol. No cinema, atuou em mais de 40 filmes.

ANDRÉ AMÁLIO (POR)

artista, ator e encenador afeito a procedimentos do teatro documental, autobiográfico, memória, pós-colonialismo e passado colonial. Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian. Fez mestrado e doutorado em universidades inglesas. Lecionou na Universidade do Minho, em Braga, e na Faculdade de Artes Performativas de Praga. Fundou com Tereza Havlíčková a companhia Hotel Europa.

JOSÉ FERNANDO PEIXOTO DE AZEVEDO (BRA)

doutor em filosofia pela USP, professor na Escola de Arte Dramática e no programa de pós-graduação em artes cênicas da ECA-USP. Publicou “Eu, um Crioulo”, pela n-1 edições. Coordena a coleção Encruzilhada, da Editora Cobogó. Fundou em 1997 o Teatro de Narradores; escreveu e dirigiu trabalhos com o grupo Os Crespos. Seus recentes trabalhos são “Um Inimigo do Povo”, “As Mãos Sujas”, “Navalha na Carne Negra” e “Trauminhalt.Manifest”.

FRANCIS WILKER (BRA)

artista da cena, diretor, curador, pesquisador e professor do programa de pós-graduação em artes do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC). Doutor em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Integra o coletivo brasiliense Teatro do Concreto. Autor do livro “Encenação no Espaço Urbano” (Editora Horizonte, 2018).